domingo, 22 de maio de 2011

DIA 23 COMEÇA A SEMANA DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS


Confira a programação completa. Clique aqui

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA I SEMANA DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS

De 23 a 27 de maio ocorre na UFPR a I Semana de Estudos Afro-brasileiros  organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro –NEAB. O núcleo nasceu de um  grupo de estudos afro-brasileiro na UFPR criado há dez anos, formalizado em 2004.
 Uma preocupação destacada pelos pesquisadores, a partir dos trabalhos  realizados, é o baixo número de cotistas que vem ocupando as vagas na  Universidade. O coordenador do Neab Prof. Marcos Silveira afirma que em  muitos cursos não ocorre o preenchimento total das vagas "Há uma  desinformação do sistema de cotas em que muitos estudantes negros não  se  inscrevem pelas cotas no vestibular ", declara. A partir disso, as discussões da Semana de Estudo buscarão responder algumas indagações e propor  soluções  efetivas que contribuam no fortalecimento do sistema para que os jovens  reconheçam a importância dessa ação afirmativa.
Além da palestra de abertura "Desafios da implementação das políticas  de inclusão racial na UFPR", ministrada pela Dra. Lena Garcia do IPAD/PR  haverá grupos de trabalhos e oficinas com os participantes para discutir a temática.
 Outro destaque da programação é a abertura da exposição Africanidades  que  contará com as peças dos artistas Jorge dos Anjos, Rosana Paulino,  Washington Silveira e  José Roberto da Silva. A exposição é coordenada pelo professor Paulo Baptista Vinicius da Silva, com curadoria do mestrando em educação e pós-graduado em história da Arte Marco Oliveira. 
Lembrando que no dia 25/05  haverá, às 18h30, a performance dos artistas Jorge dos Anjos e  Ricardo  Aleixo .
As 19h00 haverá a cerimônia de abertura e lançamento dos  livros. Risco Recorte Percurso de Jorge dos Anjos e Sampaio e Modelos Vivos de Ricardo Aleixo
Vagas limitadas (100) inscrições até o dia 23/05

Inscrições acesse napa@ufpr.br

 Em caso de dúvidas entre em contato

UFPR REALIZA EXPOSIÇÃO AFRICANIDADES


Imagem artista Jorge dos Anjos

No dias 25 de maio ocorre na UFPR o lançamento da exposição Africanidades composta por peças dos artistas Jorge dos Anjos, Rosana Paulino, Washington Silveira e  José Roberto da Silva. A exposição é coordenada pelo professor Paulo Baptista Vinicius da Silva, com curadoria do mestrando em educação e pós graduado em história da arte do NEAB/UFPR Marco Oliveira. O evento integra a Semana de Estudos Afro-brasileiros realizada pelo NEAB entre os dias 23 a 27 de maio que será realizado no Auditório da PROGRAD no subsolo do Prédio Histórico da UFPR. As inscrições para as oficinas da Semana de Estudos já estão abertas e são limitadas (100 vagas), podem ser realizadas clique aqui.
A exposição AFRICANIDADES é compreendida como uma ação no processo que visa reconhecer a presença de artistas negras e negros no cenário das artes plásticas nacionais em sintonia com as linguagens contemporâneas, como produtores/as e não apenas como tema. O professor Paulo afirma que a arte produzida atualmente no Brasil não impede que esses/as artistas tragam questões ligadas a ancestralidade negra como a religiosidade presente no trabalho de Jorge dos Anjos e nem tão pouco questões que precisam ser denunciadas, como acontece com o trabalho de Rosana Paulino que procura chamar a atenção para a situação das mulheres, expostas a situações de violência e desvantagens na sociedade brasileira.
     Entre as peças estará exposto desenhos da artista Rosana Paulino. As imagens remetem a figura da ama-de-leite. A proposta é questionar qual foi o papel que essas mulheres representaram no Brasil. Rosana fala da importânicaimportância dessas mulheres na história "Ao mesmo tempo que elas estavam inseridas num contexto de dificuldade de luta, elas é que ensinavam as primeiras palavras para os filhos dos fazendeiros, tinha uma papel na educação das crianças essencial",destaca.
      A exposição reúne um conjunto de obras de importantes artistas que busca problematizar o olhar ocidental sobre a estética de matriz africana assim como conceitos de arte e de belo. A exposição, assim como os debates e palestras a serem promovidas tem por objetivo a compreensão da produção artística afro-brasileira em sua estética própria, reconhecendo ainda sua importância histórica, antropológica e etnológica.

Abertura
25/05/2011 - (quarta-feira)
18:30 hs – Performance com Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo (Pátio interno)
 19:00 hs – Cerimônia de abertura e lançamento dos Livros  Risco Recorte Percurso de Jorge dos Anjos e Sampaio e Modelos Vivos de Ricardo Aleixo
 (Museu de Arte UFPR - Praça Santos Andrade, n°50)